Descubra 5 maneiras de limpar o nome no SPC/SERASA sem pagar a dívida

Os números mostram que mais de 60 milhões de brasileiros estão com o nome sujo e você talvez seja mais um caso entre tantos. Se você está com o nome sujo e não sabe o que fazer para mudar essa situação continue lendo esse artigo onde nós vamos te ensinar 5 truques que podem te fazer limpar seu nome do SPC/SERASA, mesmo sem pagar a dívida.

5 truques para limpar o nome do SPC/SERASA

É claro que a solução mais óbvia para este problema seria você pagar as suas dívidas e assim limpar o seu nome, mas sabendo que nem sempre você está tão próximo assim dessa possibilidade nós vamos te dar 5 dicas de maneiras que você pode limpar o seu nome sujo no SPC/SERASA, mesmo sem pagar a dívida. Confira:

1- Deixe a dívida prescrever

Essa pode ser uma solução muito simples e prática para quem está com o nome sujo, o truque já é bem antigo e bastante conhecido pelos brasileiros. Para que a dívida prescreve basta que tenham se passado 5 anos, passado este tempo as empresas devem remover o nome de quem está devendo dos cadastros de inadimplentes nos bureaus de crédito, como SPC Brasil, Serasa Experian, Quod e Boa Vista.

No entanto é importante lembrar que a dívida não irá simplesmente desaparecer, ela continuará existindo, mas o seu nome estará limpo mais uma vez. Uma vantagem desse truque é que judicialmente a dívida não poderá mais ser cobrada, caso a empresa não tenha feito isso durante os 5 anos.

Mas além de sua dívida continuar existindo deve haver uma restrição interna na instituição onde a dívida aconteceu e também uma anotação no SCR do SISBACEN – Sistema do Banco Central do Brasil, mesmo seu nome estando limpo.

2- Negativação após prescrição da dívida

Basicamente um dívida não pode gerar duas negativações, a não ser que haja uma renegociação.

Caso os seus débitos tenham prescrito solicite amigavelmente junto a empresa que procedeu com o registro novamente, que o apontamento seja removido. Mas se isso não for possível você precisará reclamar no Procon, você deve solicitar que seja feita a remoção imediata dos registros negativos e poderá ainda pedir uma indenização por dano moral.

3- Em caso de negativação indevida por fraude

Neste caso, que é cada vez mais comum, principalmente através de ferramentas virtuais, você terá todo o direito de solicitar que o registro seja removido por ter sido vítima de fraude, além disso você ainda pode pedir uma indenização por danos morais.

4- Contestando juros através de revisional

Uma outra dica que você pode seguir é contestar os juros através de revisional, para isso você deve contratar um bom advogado e solicitar a exclusão do registro de inadimplente por conta dos juros abusivos.

5- Parcelando a dívida

Uma outra maneira de limpar o seu nome é parcelando a sua dívida, depois de cinco dias úteis do pagamento da primeira parcela da dívida seu nome estará limpo, mas preste atenção para não acabar deixando de pagar as parcelas pois dessa forma seu nome ficará sujo novamente.